• Facebook
  • Instagram
  • Youtube

02/01/2016

A história do grupo

Ermida de Alcame Vila Franca de Xira Grupo Folclorico Ribatejano Lezirias

A nossa História

O Grupo Folclórico Ribatejano foi fundado em 25 de Dezembro de 1967 e deve a sua existência ao seu único fundador e director José dos Santos Caniço. O reportório do grupo foi todo elaborado e estruturado pelo seu fundador bem como as coreografias das danças.

A finalidade deste Grupo é representar o povo ribatejano tanto a nível internacional, como nacional e também regional, através das músicas, danças e cantares, não só com vastíssimas actuações ao vivo, como também através de gravações comerciais: discos, reportagens fotográficas e filmagens. Podem contar-se três discos editados das editoras: Melodia, em Lisboa, Musicália, em Alverca e Tecla, em Vila Franca de Xira.

O nome Grupo Folclórico Ribatejano deve-se ao facto de representar as mais castiças danças ribatejanas pelos campinos e camponesas que se juntavam após o duro trabalho no campo, nas lezírias ribatejanas. São essas danças que constituem o reportório e se apresentam nas actuações: bailaricos, corridinhos, valsas e fandangos.

Eis alguns dos países em que orgulhosamente, o Grupo Folclórico Ribatejano já representou Portugal: Espanha, Dinamarca, França, Rússia, Inglaterra, Alemanha, Suiça, Brasil e Japão.

Alguns programas de televisão portuguesa onde o Grupo já actuou: Praça da Alegria,  Masterplan, telenovela Filhos do Vento, entre outros.

O Grupo Folclórico Ribatejano também já participou em filmagens para as seguintes televisões internacionais: Espanhola, Suiça, Holandesa, Dinamarquesa, Francesa, Inglesa, Alemã e Brasileira.


Contactos

Entrar em contacto com o grupo

Morada

José dos Santos Caniço

Rua António Dias Lourenço, Nº 32

2600 - 134 Vila Franca de Xira

Contacto

+(351) 963 019 040

gruporibatejano@gmail.com

Website

http://GFRibatejano.no.sapo.pt